Neste terceiro bimestre estamos trabalhando o conteúdo de Lógica com os alunos
da turma 301, do terceiro ano do Ensino Médio Inovador. As primeiras aulas
aconteceram no dia 1 de agosto e conseguimos seguir o plano pontualmente.
Começamos pela sensibilização dos alunos por meio de um vídeo (Link no final da postagem) que
nós mesmas editamos depois de selecionar o material na internet. Neste vídeo,
há algumas discussões entre políticos, propagandas e um trecho de um filme (Obrigado
por Fumar, 2005). O propósito era mostrar aos alunos que os discursos e falas
ali proferidos continham alguns erros de raciocínio e fazer com que os próprios
alunos constatassem esses erros, mesmo que ainda não soubessem explicar porque
não poderíamos considerá-los como argumentos. A partir disso conduzimos um
pequeno debate e introduzimos o conteúdo Falácias.
No final da segunda aula entregamos uma lista de exercícios e logo após
fizemos a correção. O retorno foi bastante positivo, além de a turma inteira
ter respondido os exercícios (o que valia pontos de participação), os alunos
demonstraram que compreenderam bem o conteúdo, até então. Nas próximas
aulas pretendemos, também, revisar o que já foi estudado através de uma
atividade avaliativa em grupo onde os próprios alunos irão encontrar falácias
em revistas e jornais e compartilhar suas análises com a turma.
A turma 301 é bem interessada e comprometida, embora ainda não tenha se
"soltado" muito (com a exceção de alguns alunos bastante participativos),
mas acreditamos que com o passar do tempo seja possível despertar ainda mais o
interesse dos alunos e fazer com que percebam a importância da Lógica não só
como ferramenta da filosofia, mas no próprio uso da linguagem cotidiana.
Enfim, embora as aulas tenham iniciado com o conteúdo de falácias, o
planejamento não termina neste conteúdo, ao longo do bimestre, vamos trabalhar
com os alunos o conceito de argumento, de premissa e conclusão, as diferenças
entre verdade e validade, bem como, indução e dedução. E, além do mais, ainda
serão ensinados alguns conceitos importantes acerca do uso da linguagem e
também os conteúdos do quadrado de oposições. Mediante a explicação desses
conteúdos ainda faremos muitas atividades e exercícios, que serão realizados em
horário de aula, para que os alunos desenvolvam uma boa noção dos conteúdos
básicos da lógica. Conforme realizarmos essas atividades, vamos postando aqui
novas informações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário