10 de agosto de 2014

Aplicação do Plano sobre Lógica com a turma 301

Neste terceiro bimestre estamos trabalhando o conteúdo de Lógica com os alunos da turma 301, do terceiro ano do Ensino Médio Inovador. As primeiras aulas aconteceram no dia 1 de agosto e conseguimos seguir o plano pontualmente. 
Começamos pela sensibilização dos alunos por meio de um vídeo (Link no final da postagem)  que nós mesmas editamos depois de selecionar o material na internet. Neste vídeo, há algumas discussões entre políticos, propagandas e um trecho de um filme (Obrigado por Fumar, 2005). O propósito era mostrar aos alunos que os discursos e falas ali proferidos continham alguns erros de raciocínio e fazer com que os próprios alunos constatassem esses erros, mesmo que ainda não soubessem explicar porque não poderíamos considerá-los como argumentos. A partir disso conduzimos um pequeno debate e introduzimos o conteúdo Falácias.
No final da segunda aula entregamos uma lista de exercícios e logo após fizemos a correção. O retorno foi bastante positivo, além de a turma inteira ter respondido os exercícios (o que valia pontos de participação), os alunos demonstraram que compreenderam bem o conteúdo, até então. Nas próximas aulas pretendemos, também, revisar o que já foi estudado através de uma atividade avaliativa em grupo onde os próprios alunos irão encontrar falácias em revistas e jornais e compartilhar suas análises com a turma.
A turma 301 é bem interessada e comprometida, embora ainda não tenha se "soltado" muito (com a exceção de alguns alunos bastante participativos), mas acreditamos que com o passar do tempo seja possível despertar ainda mais o interesse dos alunos e fazer com que percebam a importância da Lógica não só como ferramenta da filosofia, mas no próprio uso da linguagem cotidiana.
Enfim, embora as aulas tenham iniciado com o conteúdo de falácias, o planejamento não termina neste conteúdo, ao longo do bimestre, vamos trabalhar com os alunos o conceito de argumento, de premissa e conclusão, as diferenças entre verdade e validade, bem como, indução e dedução. E, além do mais, ainda serão ensinados alguns conceitos importantes acerca do uso da linguagem e também os conteúdos do quadrado de oposições. Mediante a explicação desses conteúdos ainda faremos muitas atividades e exercícios, que serão realizados em horário de aula, para que os alunos desenvolvam uma boa noção dos conteúdos básicos da lógica. Conforme realizarmos essas atividades, vamos postando aqui novas informações.




Nenhum comentário:

Postar um comentário